Este ano comemora-se o 40º aniversário do 25 de Abril, da “ Revolução dos Cravos“, marco histórico da conquista da liberdade e da fundação da nossa democracia politica.

O Município de Lagoa associa-se a esta comemoração, revisitando as memórias do 25 de Abril, proclamando os seus ideais e valores, e perspectivando, no imaginário das novas gerações, como serão esses valores daqui a 40 anos.

“ 25/40 – 25/80 “ Foi o desafio lançado às nossas crianças, através das escolas, para representarem pictoricamente a imagem que têm do 25 de Abril de 1974 e como veem os valores da liberdade e da democracia em 2054.

Estes trabalhos darão lugar a uma obra de arte urbana – um mural - alusivo às comemorações, pintado pelas nossas crianças.

As crianças estarão no centro das comemorações, serão os seus principais protagonistas.

Representando o 25 de Abril uma ruptura com o passado e uma janela aberta para o futuro, em homenagem a esta ideia iremos romper este ano com o figurino tradicional das comemorações.

As mensagens alusivas ao 25 de Abril, tradicionalmente apresentadas pelos titulares dos órgãos do Município e os representantes dos partidos políticos, serão desta feita apresentadas pelas nossas crianças, a quem cabe guardar e preservar os valores de Abril.

As comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, pelo seu significado, vão ser um momento alto da nossa vida colectiva, envolvendo os cidadãos, as escolas, as associações, as instituições, o Município, as Freguesias, enfim a toda comunidade, unida em torno dos valores e ideais de Abril.

Participe nas comemorações, fazendo do 25 de Abril uma grande Festa Popular.

O Presidente da Assembleia Municipal,

Programa das Comemorações do 25 de abril

“25 de Abril: 1974 – 2014, que olhar?…

1974 – 2054, que futuro?… “

Dia 24 de abril

Marcha da Liberdade

Encontro junto do Pavilhão Municipal

21h 50

Inauguração do Mural pintado por alunos das escolas do concelho

Largo do Município

22h

Espetáculo com as Associações do concelho -“abril por cá”

Largo do Município

00h

Cerimónia de hastear da bandeira, seguido de corte do bolo do 40º aniversário do 25 de abril

Largo do município

Comemorações nas freguesias do concelho

21h

“ Gala da Liberdade” com intervenções dos alunos das escolas do concelho

Auditório Municipal

Atividades das freguesias

União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro

Dia 23 de abril

10h

Sessão do Conto "Histórias com Liberdade" para as turmas do 4º ano – Turma da EB1 de Carvoeiro e Turma do da EB1 de Lagoa, representado pelo grupo de Teatro Experimental de Lagos

14h

Sessão do Conto "Histórias com Liberdade" para as turmas do 4º ano - duas Turmas da EB1 de Lagoa representado pelo grupo de Teatro Experimental de Lagos

Dia 24 de abril

10h

Sessão do Conto "Histórias com Liberdade" para as turmas do 4º ano - Turma da EB1 de Porches e Turma da EB1 de Lagoa representado pelo grupo de Teatro Experimental de Lagos

14h

Sessão do Conto "Histórias com Liberdade" para as turmas do 4º ano - Duas Turmas da EB1 de Lagoa representado pelo grupo de Teatro Experimental de Lagos .

Freguesia de Porches

9h

Hastear a bandeira com uma banda ou fanfarra (ainda não têm nenhuma banda, necessitam do patrocínio da Câmara Municipal de Lagoa)

9h 30m